Refrigerante: os mitos e as verdades



Beber refrigerante dá aquela refrescada no calor, mas pode ser uma roubada pelos danos que causa ao organismo. Há quem queria proibir o excesso, como no caso de uma ordem da prefeitura de Nova York, por exemplo, que proibiu a venda de refrigerantes em copos com mais de 473 mililitros em lanchonetes, restaurantes, estádios e salas de cinema. O objetivo é combater a obesidade na cidade. Mais da metade dos adultos por lá são obesos ou têm excesso de peso (58%), além de o problema afetar 40% das crianças em escolas públicas. Se essa proibição vai pegar ainda não se sabe.

Aqui no Brasil, a preferência pela bebida só cresce. Dados da pesquisa 'Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico' (Vigitel Brasil 2010), vinculada ao Ministério da Saúde, apontaram que 28% dos brasileiros consomem a bebida ao menos cinco vezes por semana e que a maioria exagera na quantidade.

Mas o refrigerante é realmente um vilão para a saúde? As nutricionistas Paula Castilho e Roseli Ueno Ninomiya responderam essa e outras dúvidas que envolvem mitos e verdades sobre a bebida. Veja as questões a seguir.

1- Refrigerante engorda ou causa celulite?

O refrigerante pode ser, sim, um fator que contribui para o aparecimento da celulite porque tem excesso de açúcar (mais açúcar leva ao maior acúmulo de gordura pelas células) e sódio (em excesso contribui para a retenção de líquidos e pode agravar a lesão) na composição. 'Mas não é porque tomou uma lata de refrigerante que a celulite aparecerá, existem causas primárias como predisposição, sobrepeso ou obesidade, problemas hormonais, alimentação pobre em nutrientes, falta de hidratação, entre outros fatores', explica a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya.

2- A bebida pode causar doenças cardíacas ou ser nociva ao organismo?

Como muitas pessoas preferem hoje se hidratar com o refrigerante e não com a água, isso resulta no aumento das calorias, açúcar circulante e, consequentemente, maior acúmulo de gordura. 'O excesso de sódio pode fazer subir a pressão, assim como com o aumento do açúcar gera um ganho de peso. A consequência é um maior risco de doenças cardíacas como colesterol, diabetes, triglicérides, dentre outras', explica a nutricionista Paula Castilho.

3- É corrosivo e pode desentupir pia como dizem?

Não, garante a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya. Se fosse assim nem sobraria lata, pois seria altamente corrosivo. 'O que acontece é que bebidas gaseificadas parecem aliviar a sensação de estômago pesado depois de uma refeição rica em alimentos de difícil digestão', explica a especialista.

4- Refrigerante diet e light são a mesma coisa?

No mercado hoje circulam refrigerantes light ou zero e menos o termo diet. Na versão light e diet pode haver uma redução calórica e contribuir para não elevar o peso. Embora, esclarece Roseli, a palavra diet não seja muita utilizada para refrigerantes e sim o termo 'zero por cento de açúcar'. Abaixo uma explicação sobre cada tipo.

Light - Usado quando há redução de 25% ou mais de um dos ingredientes na composição. Por exemplo, 25% menos sódio do que na fórmula original.

Diet - Quando há isenção de um ingrediente em relação à fórmula original. Os produtos diet foram formulados para atender pessoas com necessidades especiais. Por exemplo, isento de açúcar.

Zero - Quando há exclusão de um ingrediente da fórmula como zero por cento de açúcar. Este termo é mais utilizado porque não significa dizer que a pessoa tem que ser portadora de alguma enfermidade para ingerir e pode ser ingerido por qualquer pessoa.

5- É verdade que o refrigerante causa diabetes?

Não causa, mas o excesso pode contribuir com o aumento de açúcar circulante no sangue, o que dará maior trabalho ao pâncreas para produzir insulina e, consequentemente, há um maior acúmulo de gorduras nas células. O pâncreas, se trabalhar diariamente e em excesso, pode adoecer uma hora e aparecer sim o diabetes.

'Atualmente, até crianças aprendem, a partir de 1 ou 2 anos, a tomar refrigerante incentivada por algum adulto com a famosa frase 'é só para experimentar ou hoje é domingo'. O difícil é quando a criança acostuma com o sabor doce e esta bebida começa a fazer parte do dia a dia da família e, ao invés de se hidratar com a água (que não tem calorias, química ou açúcar), toma refrigerante comum. Imagine quantas calorias ela terá ingerido até o final do dia e, portanto, quanto terá engordado até a adolescência', pondera a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya

6- A bebida estraga os dentes?

'Um dentista poderia responder melhor, mas com certeza. O ácido mais o açúcar presente na bebida desmineralizam os dentes e proporcionam maior chance de cárie. No caso dos refrigerentas light ou diet, eles podem não ter o açúcar, mas continuam sendo bebidas ácidas', observa a nutricionista Roseli Ueno.

7- Beber refrigerante durante a refeição atrapalha a digestão?

Não apenas o refrigerante, mas qualquer líquido consumido junto a grandes refeições como café da manhã, almoço e jantar não é recomendado, pois dificulta a digestão. 'O ideal é esperar pelo menos 15 minutos após as refeições para tomar o líquido e de preferência ingerir sempre água, suco de frutas natural ou chá', assegura a nutricionista Roseli Ueno.

Tags: refrigerante light, refrigerante diet, refrigerante zero, diabetes, dentes, digestão,  doenças cardíacas.

Mais sobre dicas










































Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

5 comentários :

Anônimo disse... [Responder comentário]

Como é que uma nutricionista fala uma besteira dessa? A lata de coca vem revestida com uma pelicula que é bem resistente

Anônimo disse... [Responder comentário]

A resposta à questão "3- É corrosivo e pode desentupir pia como dizem?" está completamente errada... consultem um químico e ele dirá que certos refrigerantes, como a coca-cola, podem sim ser altamente corrosivos e são utilizados para desentupir pias, retirar oxidação de metais, etc... além daquele velho experimento, onde se coloca um dente dentro da coca-cola, e ele é completamente dissolvido em poucos dias.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Nutricionista maluca!!! É lógico q alguns refrigerantes são corrosivos, como é o caso da coca. A latinha tem uma certa proteção contra o líquido.. Mas basta pegar um pedaço de carne ou um dente e verá o resultado!!! Ah e beber só água e suco é foda né???? LOVE COCA!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Reportagem encomendada.....

ZEDOIDO1000 disse... [Responder comentário]

e tudo mentira kkk vcs nao sabem de nada
a coca nao desentope pia por ser corrosivo ela desentope pela pressao vc joga a coca no buraco e tampa a pressao do gas e como aquele esperimento de por bala no refrigerante se tampar a pia a pressao tem que sair por algum lugar entao a força desentope a pia se vc nao tampar na faz nada

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com