10 Dicas para fazer trabalho em grupo/equipe



Cada vez mais o trabalho em equipe é valorizado. Porque ativa a criatividade e muitas vezes,  produz melhores resultados do que o trabalho individual.

1. Seja paciente

Seja moderado na exposição de seus pontos de vista e ouça os integrantes de sua equipe. Aja sempre com respeito ao próximo, mesmo não concordando com a opinião dele.

2. Aceite as ideias dos outros

Seja humilde em aceitar outras opiniões. Não imponha suas ideias, conceitos e preconceitos. Lembre-se que o objetivo é conseguir atingir a meta.

3. Não critique os colegas

Tenha diplomacia em lidar com conflitos e não critique o indivíduo, você pode discordar de suas opiniões, mas não pode agredir a pessoa. Sempre avalie as ideias propostas antes de tecer um comentário e seja polido e tenha argumentos.

4. Saiba dividir

Não queira ser mandão. Divida as tarefas por talentos e competências, não por coleguismo ou corporativismo.

5. Trabalhe

Não é por trabalhar em equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente.

6. Seja participativo e solidário

Procure dar o seu melhor e procure ajudar os seus colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda.

7. Dialogue

Ao sentir-se desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução de compromisso, que agrade a todos.

8. Planeje

Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que surja uma tendência para se dispersarem; o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.

9. Evite cair no "pensamento de grupo"

Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo ouça opiniões externas e que aceite a ideia de que pode errar.

10. Aproveite o trabalho em equipe

Afinal o trabalho em equipe acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas, e também de aprender com eles.

Tags: trabalho, trabalhar em grupo, trabalho em equipe, empatia, solidário, opinião, saber ouvir, respeitar o grupo, tarefas, coleguismo.

Mais comportamento

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

2 comentários :

Samanta Sammy disse... [Responder comentário]

Olá, tudo bem ?

Puxa este texto caiu como uma luva para mim ! Estes dias estava conversando com uma pessoa e relatei minha dificuldade de trabalhar em equipe, aliás, de participar de qualquer atividade em equipe, até mesmo se for algo relacionado ao lazer, esportes etc...
Tenho a péssima mania de ser muito imediatista e não respeitar os limites e ritmo das pessoas, sei que é até arrogante da minha parte admitir isso, mas é uma falha que assumo ter... Mas estou procurando melhorar e para com esta coisa que querer pegar tudo para mim e realizar o trabalho inteiro por pura impaciência.
Todas as dicas são ótimas e vou procurar segui-las para conseguir evoluir nesta questão, pois ainda me falta este espírito de companheirismo :)

Obrigadíssimo por compartilhar conosco, todas as informações e orientações fora muito úteis pra mim :)

Um enorme abraço e bom fim de semana !!

Elizeu Timóteo Pereira disse... [Responder comentário]

Olá, eu estou bem , e você?

Muito bom saber que este texto te ajudou de certa forma! Acredito que nós daríamos bem trabalhando em equipe, pois eu também sou um pouco imediatista, não gosto muito de perder tempo, sou bem objetivo e direto! Eu gosto de ser mais ouvinte que falante, mas quando falo é porque tenho algo que realmente irá agregar valor ao trabalho. O trabalho em equipe tem duas vertentes: sempre existirão aqueles que querem sumir do grupo e aqueles que querem realizar o trabalho praticamente sozinhos.Não é fácil lidar com pessoas!

Obrigado por comentar aqui!
Abraçãooo amiga! Tenha uma excelente semana!


Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com