A ingestão de fibras previne doenças graves



As fibras são células vegetais que não conseguimos digerir. Elas ajudam a regularizar as funções do intestino, a baixar o colesterol ruim do sangue, a controlar o açúcar do sangue e protegem até contra alguns tipos de câncer como o de cólon.

Elas são facilmente encontra­das em alimentos como frutas, legumes, feijões, e principal­mente grãos integrais, e devemos adicioná-las à nossa dieta de alimentação saudável todos os dias. Porém, processos como o da moagem do trigo para fa­zer farinha branca, descascar de peles, purês de legumes e espremer de frutas fazem com que as fibras sejam perdidas, por isso é preferível o consumo de alimentos naturais e integrais.

Onde as fibras são encontradas?

Muitos alimentos contém boas quantidades de fibras e devem ser consumidos sempre, os mais co­nhecidos e que devem começar a fazer parte de uma dieta diária são:

All Bran (ótima fonte de fibras da Kellogs, encontrll;do em casas de produtos naturais); Sucrilhos de milho (dê preferência aos sem açúcar);
Cevada;
Arroz integral;
Feijão;
Lentilha;
Ameixas secas;
Maçãs com casca;
Laranja;
Banana;
Kiwi;
Uvas passas;
Pêra;
Ervilhas;
Espinafre;
Alface;
Ração Humana (é basica­mente um conjunto de alimentos ricos em fibras que promovem o bem estar do organismo, regula as funções intestinais, previne contra vánas doenças além de dar ener­gia para o dia a dia, é encontrada em casas de produtos naturais).

Um mito

Muita gente pensa que o consumo diário de muitas fi­bras acelera o tempo do trânsito intestinal. O que acontece na verdade é que elas aumentam o peso do bolo fecal e o núme­ro de idas ao banheiro. Assim sendo, devemos incluir as fibras alimentares em nosso cardápio diário para garantir o bom fun­cionamento de nosso organismo, prevenir doenças e garantir uma vida saudável e cheia de energia.

Fibra e a prevenção de doenças

As fibras presentes nos ali­mentos vegetais podem existir de duas formas: insolúvel ou solúvel. Embora essas duas fra­ções atuem no nosso organismo de maneira diferente, ambas trazem benefícios à nossa saúde.

A fração insolúvel é encon­trada nos cereais (farelos de um modo geral), hortaliças, frutas (especialmente nas cascas) e leguminosas. Este tipo de fibra atua principalmente na parte inferior do nosso intestino (in­testino grosso), aumentando o volume fecal e fazendo com que haja a produção de fezes mais niacias. Por isso, elas estão rela­cionadas à prevenção de prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de cólon.

Os mecanismos pelos quais as fibras insolúveis exercem seus efeitos são simples. Como elas não são digeridas e nem absorvi­das pelo organismo, elas aumen­tam a quarttidade de resíduos no intestino, o que aumenta o bolo fecal; e como essas fibras têm a capacidade de absorver água, as fezes ficam mais macias e a movi­mentação intestinal fica facilitada.

A fração solúvel é encontrada principalmente em alimentos como a aveia, cevada, frutas cítricas (bagaço), maçã (casca), goiaba e em certas gomas e muci­lagens (goma guar, goma acácia, entre outras), muito utilizadas na indústria de alimentos como espessantes e fontes de fibras. Este tipo de fibra atua principal­mente na parte superior do trato gastro-intestinal, mais especifica­mente no estômago e no mtestino delgado, onde ocorre a digestão e absorção dos nútrientes. A ação dessas fibras nesses dois órgãos promove vários efeitos:

• atraso do esvaziamen­to do estômago (promo­ve saciedade - importante no tratamento da obesidade);

• atraso da absorção de nu­trientes como a glicose (promo­ve menor elevação da taxa de glicose no sangue - importan­te no tratamento do diabetes);

• aumento da excreção de ácidos biliares (promove me­nor absorção do colesterol - importante no tratamento de doenças cardiovasculares).


Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

2 comentários :

Samanta Sammy disse... [Responder comentário]

Oláá !!!!

Excelente postagem !!! Gostei muito das informações compartilhadas, eu por exemplo era destas que acreditava no mito do aceleramento do intestino, adorei saber mais sobre o assunto.
Preciso mudar urgentemente minha alimentação, de todos os itens descritos só como feijão e ervilha... :(
vou experimentar a dica do All Bran !

Um enorme abraço e bom restinho de semana !!!

Elizeu Timóteo Pereira disse... [Responder comentário]

Olá Sam!

Fico feliz que tenha gostado das informações!
Nossa! Você precisa mesmo comer mais coisas destas acima! rsrsrs...
Eu também tenho melhorar alguns hábitos alimentares, mas como praticamnte tudo que está aí acima. All Bran, é muito bom, minha mulher adora!

Obrigado Samanta!
Abraçãaao!

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com