Como dormir bem à noite?




A quantidade de sono varia de pessoa para pessoa. A regra geral é de oito a dez horas por noite. A duração de seu sono afeta sua capacidade de concentração, suas notas, seu nível de energia, seu senso de humor, seu relacionamento com as outras pessoas e até mesmo seu apetite! Na realidade, o sono exerce uma influência tão grande em sua saúde mental e física que certos pesquisadores da área médica e departamentos de certos hospitais se especializaram no estudo do sono. Veja algumas das descobertas deles, para que você possa dormir melhor:

Durma em uma cama confortável e em um quarto agradável

Se sua cama ficou pequena para você, não deixe de avisar seus pais. Você precisa de uma cama em que haja espaço para se esticar à vontade! Use'roupas de cama sempre limpinhas, e procure deixar o quarto fresco, silencioso e escuro. Luz, barulho e temperaturas excessivas - muito calor ou muito frio - prejudicam o sono.

Vá dormir sempre à mesma hora 

Com isso, seu corpo terá mais facilidade em estabelecer e manter um ritmo constante de sono e vigília. Tente ir para a cama sempre à mesma hora até mesmo nos fins-de-semana.

Evite substâncias ou atividades estimulantes nas três horas anteriores à hora de dormir 

Quando adormecemos, a temperatura de nosso corpo sofre uma ligeira redução, e o coração bate mais devagar. Os exercícios feitos tarde da noite prejudicam o sono, pois mantêm elevada a temperatura do corpo. Os estimulantes, como a cafeína presente nos refrigerantes ou no chocolate, fazem com que o coração continue a bater no mesmo ritmo das horas de maior atividade.

Tente evitar aquele velho hábito de "pegar no sono na frente do televisor"

Como você já deve ter percebido, fica mais difícil adormecer novamente depois que você se levanta do sofá e vai para seu quarto. Caso ocorra alguma alteração súbita em seus hábitos de dormir, não deixe de contar a seus pais ou ao médico da família. A insônia crônica ou a falta de sono geralmente são manifestações de problemas físicos ou emocionais, que necessitam de cuidados profissionais.
VOCÊ NÃO CONSEGUE PEGAR NO SONO?
Naquelas noites em que não há meio de pegar no sono, experimente estas sugestões já testadas e comprovadas:

Tome um chá quente de camomila descafeinada com um pouco de leite. A camomila e o leite quente exercem um efeito calmante no organismo, induzindo-o ao sono.

Leia um livro bem chato ou fmja que está sendo obrigada a ficar acordada. Sim, às vezes você pode enganar a si mesma para pegar no sono!

Estire lentamente cada um dos músculos do corpo. Já notou como os gatos se espreguiçam dessa forma? É um excelente método para relaxar grupos de músculos contraídos e liberar a tensão que pode estar impedindo a chegada do sono.

Se estiver preocupada com alguma coisa que tem de fazer no dia seguinte e com medo de esquecê-la, anote-a em um papel e sossegue.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

2 comentários :

Samanta Sammy disse... [Responder comentário]

Olá !!!

Excelente postagem !
Muitos não sabem a enorme importância de um sono saudável e reparador !
Procuro seguir estas dicas porque se não durmo bem, no dia seguinte, todas as minhas atividades ficam comprometidas e me sinto física e mentalmente muito cansada.
Nunca tive problemas de insônia, mas uma pessoa próxima, sofre com isso, vou indicar estas dicas que finalizaram a postagem ! Obrigada por compartilhar !

Um enorme abraço e bom fim de semana !

Elizeu Timóteo Pereira disse... [Responder comentário]

Olá Samanta!

É verdade, o sono é importantísssimo para manter nosso metabolismo em perfeito funcionamento. Ainda bem que vc não tem problema de insônia, isso é terrível! Eu também não tenho dificuldades para dormir, exceto em situações quando estou preocupado. rsrsrs...Obrigado vc por ler e comentar!

Ótima semana para vc!
Abraço.

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com