Como se forma a aurora boreal



Nas altas latitudes, ocorrem às vezes no céu espe­táculos fantásticos que são chamados de aurora boreal, no hemisfério norte e no hemisfério sul, aurora austral. Essas auroras são produzidas quando partículas eletricamente carregadas prove­nientes do Sol colidem com átomos e moléculas da ionosfera, a uma altitude de 80 a 500 quilômetros, levando-os a emitir luz.
Esses prótons e elétrons solares afluem para a Terra transportados pelo vento solar, uma podero­sa rajada de partículas que parte do sol a 2 milhões de quilômetros por hora. O vento solar também car­rega parte do campo magnético do Sol, que intera­ge com a magnetosfera terrestre e permite que as partículas mergulhem em direção à Terra ao longo de linhas de força magnética próximas aos pólos.


















O gerador de auroras

Os prótons do vento solar têm carga elétrica positiva e os elé­trons, carga negativa. A diferença de cargas leva-os em dire­ções opostas - os pró tons rumam para a face matinal da magnetosfera e os elétrons, para a face noturna. O fluxo de partículas cria pólos de cargas opostas, criando, na verdade, um imenso gerador elétrico. A corrente percorre as elipses au­rorais na magnetosfera, acima dos pólos do planeta, num fe­nómeno conhecido como corrente de campo alinhado. A quantidade total de eletricidade criada no "gerador de auro­ras" é superior a 1 trilhão de watts.





Estrutura da aurora

Os elétrons da corrente de campo alinhado descrevem uma espiral em tomo das linhas de força magnética da Terra ao penetrarem na atmosfera. Ali, ao colidir com átomos e moléculas, faz com que emitam luz. Os elétrons que chegam têm sua velocidade reduzida pela colisão e emitem raios X, enquanto os elétrons provenientes dos gases excitados liberam mais elétrons ainda, em uma re­ação em cadeia de colisões. Os átomos de oxigênio assim excitados emitem uma luz verde e as moléculas de nitro­génio produzem uma luz rosada.
 
 


Você poderá gostar também?



Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

2 comentários :

Jucifer disse... [Responder comentário]

ola dorei as explicações
deste lindo fenomeno
nossa muito interessante

bjo grande

Elizeu disse... [Responder comentário]

Olá Jucifer!
É lindo mesmo.
Obrigado pelo comentário.

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com