Mata atlântica: biosfera declarada no Brasil



Uma imensidão que vai des­de o Ceará ao Rio Grande do Sul, avançando mar afora englo­bando diversas ilhas oceânicas como Fernando de Noronha, Abrolhos e Trindade, adentrando no interior de vários estados costeiros, bem como em Minas Gerais e Mato Grosso Sul. Nestes trechos a concen­tração humana gira em torno de 120 milhões de habitantes, com atividades econômicas que res­pondem por aproximadamente 70% do PIB brasileiro.

Estas áreas foram reconheci­das pela UNESCO, em cinco fases sucessivas entre 1991 e 2002, foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil. É a maior reserva da biosfera em área florestada do planeta, com cerca de 35 milhões de hec­tares, abrangendo áreas de 15 dos 17 estados brasileiros onde ocorre a Mata Atlântica, o que permite sua atuação na escala de todo o Bioma. Paul Dale, coordenador geral, diz que a RBMA se apóia em dois pilares. O primeiro é estabelecer mecanismos de conservação di­versos e o outro é promover ações de desenvolvimento sustentável. "A missão é fomentar a relação harmoniosa entre meio ambiente e sociedades humanas. Seja por conservação, seja por fazer o uso sustentável dos recursos", define.

Ele afirma que, no mundo, são mais de 530 reservas de biosfera. É uma rede mundial. "Tem-se re­servas pequenas e gigantes. A da Mata Atlântica é a maior do mundo e a mais ativa do Brasil. O bioma da Mata Atlântica tem aproximadamente 7,5 porcento em bom estágio de con­servação", explica.




Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com