Diferença de bioplástico e plástico



A cada ano, em média, cada consumidor utili­za cerca de 800 sacolas plásticas. Somente a rede Wal Mart distribui 1,2 bilhão de sacolas plás­ticas por ano, Por isto é cada vez mais comum as grandes redes oferecem sac colas retornáveis de pano. Outra alternativa, que algumas redes devem adotar nos próximos anos, é a utilização do bioplástico. O plástico biodegradá­vel é fabrica­do a partir de amido. João Car­los Moreira, diretor da Biomater, fabricante de bioplásti­cos conta que, para ser conside­rado ecologicamente correto, são necessárias certificações e normas de decomposição. 'Após 18 sema­nas este saco de lixo vira adubo, é o prazo para receber a certificação".
Além de sacos, o bioplástico tem aplicações em diversos setores da economia como; alimentos, cosmé­ticos, médico-farmacêutico, automo­bilístico, eletro-eletrônico, agricultura, têxtil, reflorestamento e outros com potencial de aplicação de produtos produzidos a base de biopolímeros/bioplásticos. Porém, o custo deste material é três vezes maior que o si­milar produzido a base de petróleo ­um dos fatores é a produção em baixa escala. Moreira diz que este cenário, ao menos na Europa, deve se reverter já em 2015. Para ele, a produção do "bioplástico deve ser trabalhada jun­to com a de alimentos, assim ele não impacta a cadeia. Pois, para produzir o bioplástico é utilizado pouco volume de amido; já o petróleo usa quase 4% do que é produzido no mundo para esse fim".

João Carlos argumenta que numa cultura agrícola, entre 3 e 5 quilos de alimentos resultam um quilo de bioplástico. "Este mate­rial volta ao meio ambiente como adubo e ainda seqüestra de 2 a 5 quilos de carbono da natureza. Este é o grande fator de sustenta­bilidade", destaca.
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com